segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Fatos Marcantes de 2012 - Autoclásica - Tradición y Cultura Automovilística - parte 2


Imagine uma coleção temática, não monomarca, mas que apresente ícones de uma mesma época, encarroçadas por um mito do design e manufatura italiano. Algo que reúna por exemplo um dos mais belos Aston Martin, a deslumbrante 1900 SS de Portello, um raríssimo esportivo espanhol que procurou fazer frente as Ferrari e o santo graal dos colecionadores de Maserati. A coleção Carrozzeria Touring foi outro destaque deste ano no evento. Só esses 4 já fariam sozinhos uma exposição.


 

 
Outros pontos importantes a destacar: os excepcionais exemplares ingleses, na maioria Jaguar, MK, XK, E-Type e D-Type, obras de arte magníficas em mint condition,
 



 
 
 
Abaixo as belas máquinas italianas, a maioria em estado arrebatador.
 

 
Vai uma Stratos aí? Tive experiências com uma, era da Estrela e pesava uns 400 gramas.
 
 
Aurelia, a Lancia mais clássica desde sempre. Essência da marca pós guerra.
 

O Neoclássico da era dos Ralis.
 

O símbolo dos anos 70, Lancia Fulvia, Capolavoro de Piero Castagnero, com suas peculiaridades incluindo motor V4.

 
Embora em número tímido, as Alfas do clube local que lá estiveram, pouco se importaram com o "piso" encharcado.
 

Vuoi dire qualcosa? Sprint Speciale by Franco Scaglione.
 
 
Giulietta Spider 61, imaculada.
 

E para os mais discretos uma Sprint em tonalidade sóbria.
 

A 1900 SS em close, algo para o MoMA of NY pensar em adquirir.
 

 
A Fiat também em número pequeno mas bem representada.
 

E pensar que esse carro só existiu por causa da discussão entre dois turrões.
 
 
A Berlinetta Boxer  do estande do clube, algo sublime, linhas típicas do início dos 70 e uma arquitetura de motor que não retornaria, os 12 cilindros horizontais, contrapostos e com mais de 50% de sua massa à frente do eixo traseiro, a great rear mid engine.
 

Detalhes da F40 segunda série, american market.
 

Uma Ferrari 250 GTE 1961, na cor branca que parece realçar a elegância dessa carroceria, com boa dose de sutileza.
 

As Daytona, com toda sua opulência.
 

Particularmente, sempre achei as Dino Targa interessantes, note a exclusão das janelas traseiras e os detalhes ópticos que denunciam sua origem.
 

Por fim, as Ferraris modernas enfileiradas.
 

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